CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


A noção de espaço se desenvolve e se amplia na medida em que vão ocorrendo as interações da criança com o meio ambiente. (CHAVES, 2018 p 59). Tais interações permitirão a compreensão gradativa das relações espaciais. São exemplos de relações espaciais:

I Proximidade e vizinhança – a criança começa a situar-se em relação a outra pessoa, ou um objeto em relação ao outro;

II Separação – a criança percebe que tanto o seu próprio corpo como os objetos ocupam lugares diferenciados no espaço;

III Circunvizinhança -  a criança percebe os movimentos circulares próximos a ela;

IV Envolvimento ou fechamento – a criança situa-se e localiza os objetos dentro ou fora de um determinado espaço.

As afirmativas corretas estão contempladas em: 


III e IV apenas;


 I e II apenas;


  I, II e III apenas;


I,II e IV apenas;


 II,III e IV apenas;

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e assinale a afirmativa correta. 

Considera-se como base para o estudo da História nas séries iniciais do Ensino fundamental a construção de importantes conceitos básicos. "Trabalhando a  partir da construção desses conceitos é possível que você professor das séries iniciais, possa rever suas práticas e as teorias que fundamentam essas práticas de forma a resgatar a importância desse campo de estudo para a construção da sociedade democrática. (BORGES, 2018 p. 80).

Os conceitos básicos mencionados na citação referem-se a:


identidade, grupo político, trabalho e tempo.


identidade, grupo social/relações sociais e tempo histórico.


identidade, grupo social/relações sociais, trabalho e tempo.


identidade, grupo religioso, trabalho e tempo.


sexualidade, grupo social/relações sociais, trabalho e tempo.

Sobre a construção do conceito de tempo, Borges (2018, p. 110) argumenta que: “É importante que o professor apresente diferentes desafios, possibilitando à criança vivenciar experiências com relação a: ordem ou sucessão, duração, simultaneidade e que não tente apressar o processo, pois não basta que ela memorize, por exemplo, os nomes dos dias da semana, dos meses, etc. para que tenha construído o conceito de tempo”.

Com base na citação acima assinale as atividades que contribuirão para a construção do conceito de tempo:

I Entrevistar pais, parentes, moradores do local para saber o que mudou naquela rua, bairro etc. (aspectos físicos – construções, demolições, novas praças etc.); mobilidade populacional: atividades humanas predominantes antes e agora;

II Observar imagens, fotos, quadros de pintores, figurinos para caracterizar épocas, maneiras de falar; verbalizar o que observou e comparou;

III Visitar museus e outros espaços culturais para conhecer a produção artística da localidade; elaborar registros (escritos ou por desenhos), construir painéis ou fazer uma dramatização sobre o tema;

IV Organizar painéis com ordenação por idade: gravuras de crianças, jovens adultos e idosos;

Estão corretas as alternativas:


I e IV


II e III


II e IV


III e IV


Todas estão corretas

Nos estudos sobre a construção do conceito de tempo, vimos que: “As diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade” (BORGES, 2018, p 112). Nesse sentido, qual deve ser a postura do professor? Julgue as afirmativas abaixo e depois assinale a sequência correta:

I Não deve existir uma preocupação especial do professor em ensinar formalmente, nos dois primeiros ciclos, uma conceituação ou outra, mas trabalhar atividades didáticas que envolvam diferentes perspectivas de tempo, tratando-o como um elemento que possibilita organizar os acontecimentos históricos no presente e no passado.

II Estudar medições de tempo e calendários de diferentes culturas; distinguir periodicidades, mudanças e permanências nos hábitos e costumes de sociedades estudadas;

III Relacionar um acontecimento com outros acontecimentos de tempos distintos; identificar os ritmos de ordenação temporal das atividades das pessoas e dos grupos, a partir de predominâncias de ritmos de tempo, que mantêm relações com os padrões culturais, sociais, econômicos e políticos vigentes.

A sequência correta é:


I e II


II e III


I, II e III


I e III


Somente a III

A socialização da criança é um tema muito usado pelos professores dos anos iniciais. Mas muitas vezes, no dia a dia, o professor não trabalha essa socialização de forma natural, preferindo uma sala silenciosa com alunos passivos.

Nesse contexto, onde se discute a postura do professor, assinale V (Verdadeiras) para atividades que contribuem para a socialização e F (Falsas) para atividades que não contribuem para a socialização.

(   ) Propor sempre trabalhos em grupo, para que as crianças possam distribuir tarefas, realizar pesquisas,  discutir problemas e buscar soluções;

(  ) Organizar a sala de aula de forma que as crianças estejam sempre colocadas em carteiras individuais, enfileiradas, de costas umas para as outras;

(   ) Organizar a sala de aula de forma que não seja um auditório de indivíduos passivos que só ouvem e não se comunicam;

(  ) Lembrar que a sala de aula deve ser sempre um espaço dinâmico,   que contribua para a construção de seres sociais;

(  ) Criar rodas de conversa, dando oportunidade  para alunos e professores conversar e compartilhar opiniões e ideias.

A sequência correta é:


V, V, V, V, V;


F, F, V, V, V;


F, F, F, F, F;


F, V, V, V, V;


V, F, V, V, V.

De acordo com os estudos do mapa conceitual da socialização da criança (BORGES 2018 p 100). Como deve ser o professor e a escola?

Avalie as afirmativas abaixo:

I Cotidianamente a escola deve possibilitar à criança oportunidades de experienciar regras de convívio social evitando atitudes paternalistas ou compensatórias;

II A escola deve atuar com base nos direitos e deveres possibilitando vivências afetivas e cognitivas, necessárias à construção da autonomia;

III A socialização da criança depende de atitudes do professor como facilitador de atividades grupais, evitando o autoritarismo que gera atitudes de submissão e impedem vivências afetivas e cognitivas;

IV É responsabilidade também da escola priorizar atividades individuais de memorização permitindo a concentração e a assimilação de conhecimentos;

A sequência correta é:


II, III e IV.
Somente a I
I, III e IV.
Somente a IV.
I, II e III.

O conceito de território tem sido discutido por meio de diferentes abordagens em razão dos novos arranjos espaciais gerados pelos avanços técnicos-científicos-informacionais e reformulado periodicamente para atender aos avanços das pesquisas, as sugestões de geógrafos e aos novos conceitos de educação. Nessa perspectiva, avalie as asserções abaixo e assinale as que se relacionam ao conceito de território.

I No século XVIII o território é a área de vida de uma espécie, onde ela desempenha todas as suas funções vitais ao longo do seu desenvolvimento. Para animais e plantas, o território é o domínio que estes têm sobre porções da superfície terrestre.

II Hoje território, está relacionado à paisagem de uma cidade, por exemplo, dele fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos da região, sobre os quais se implantaram suas vias expressas, o conjunto de construções humanas, a distribuição da população que vive nele com seus sucessos e fracassos.

III Augusto Comte, por meio dos estudos comportamentais incorporou o conceito de território aos estudos geográficos, como categoria fundamental para as explicações geográficas.

IV Para Ratzel, esse conceito define-se pela propriedade, ou seja, o território para as sociedades humanas representa uma parcela do espaço identificada pela posse. É dominado por uma comunidade ou por um Estado. Na geopolítica, o território é o espaço Nacional ou área controlado por um estado nacional.

É correto apenas o que se afirma em:


II e III;
I e IV;
I, III e IV;
I e II;
I, II e IV

Segundo Lopes e Borges, "quando o homem modifica a paisagem natural sem respeitar a natureza podem acontecer muitas coisas" (BORGES, 2018 p. 42). Quais são "essas coisas"?

A sequência correta é:


Cria uma paisagem urbana, organizada e estruturada.
Cria uma sociedade com compromisso ambiental, social e político.
Provoca a poluição de rios, mares e do ar; a derrubada de florestas; a matança de animais.
Preserva a vida dos animais silvestres.
Promove o compromisso ambiental e social.

Nos primeiros anos escolares, o professor deve trabalhar com atividades concretas envolvendo várias áreas do conhecimento. ”Quando falamos em atividades concretas, remetemo-nos às atividades que propiciam às crianças a manipulação de objetos em diversificadas situações, por meio de diferentes experimentos, observações, descrições e comparações” (CHAVES, 2018, p. 60).

Nessa perspectiva, assinale V para atividades Verdadeiras e F para atividades Falsas.

(  ) Representar fatos cotidianos; criar situações e dramatizar; criar coreografias com acompanhamento musical,  ensaiar e apresentar.

(  ) Usar diferentes tipos de tintas e técnicas de pintura; fazer  construções com variados materiais: madeira, tecido, sucata, papelão, pedras, folhas e metais.

(  ) Usar exercícios mecânicos expressos em folhas xerocadas e em livros didáticos com comandos como: “sublinhe a bola que está em cima da mesa”.

(  ) Ouvir, cantar, dançar e comentar diferentes tipos de músicas: memorizar e declamar poesias, versos e parlendas.

A sequência correta é:


V, V, V, V;
F, F, F, F;
V, V, F, F;
V, V, F, V;
F, F, V, V;

Como educadores, "temos de mostrar aos nossos alunos, que eles pertencem a uma realidade permeada pelas relações entre a sociedade e a natureza, e que este todo está em constante transformação. Logo, se ele faz parte deste todo integrado, precisa sentir-se como sujeito responsável, ativo e comprometido historicamente. Por isso o ensino de Geografia nas séries iniciais não pode ser permeado apenas pelo discurso do professor ou do livro didático, de forma descontextualizada do lugar ou do espaço no qual o aluno se encontra inserido" (CHAVES, 2018 p. 67). Apesar de todo esse apelo contextual e interdisciplinar, notamos, ainda hoje, que é muito comum após uma aula expositiva:

Assinale a afirmativa que complementa  a ideia acima.


A presença de um questionário onde os alunos “devolvem” o que aprenderam a respeito do conteúdo exposto pelo professor.
 Propostas de trabalhos criativos e empreendedores, como projetos interdisciplinares, por exemplo.
 Desafios interessantes onde os alunos escolhem os assuntos que querem estudar.
Atividades  interessantes, com temas atuais e pertinentes, que os alunos gostam muito de realizar.
 Atividades avaliativas onde os alunos não precisam “decorar” nem “memorizar” as respostas.
Páginas: 12345678910